

PERCURSO ONLINE
TEORIA E CLÍNICA DAS PSICOSES
COM ANTONIO QUINET
O diagnóstico estrutural e os tipos clínicos da psicose (paranoia e esquizofrenia) a partir da tese lacaniana do Inconsciente estruturado como uma linguagem (a foraclusão do Nome-do-Pai) e do conceito de objeto "a" e de gozo trazendo sua articulação com as descobertas de Freud, em particular o caso Schreber que será aqui retomado.
A psicose será tomada em suas dimensões teórica, clínica e ética possibilitando a construção de balizas para a direção de tratamento psicanalítico com sujeitos psicóticos.
Nesse percurso composto por 4 encontros com o psicanalista Antonio Quinet, Médico Psiquiatra e Psicanalista. Doutor em Filosofia pela Université Paris VIII e Analista Membro da Escola (AME) de Psicanálise dos Fóruns do Campo Lacaniano!
Conteúdo programático


Teoria e Clínica das Psicoses
Gozo Na Psicose
Esquizofrenia e Paranoia
Tratamento Psicanalítico da Psicose


Como acessar o percurso?
O acesso ao percurso será realizado pela plataforma do ESPEcast, desenvolvida pelo Instituto ESPE, a maior instituição de ensino superior dedicada à pesquisa e ao ensino da psicanálise no Brasil, com mais de 3000 mil alunos em especializações e mais de 10 mil alunos em formações livres. Os membros da plataforma poderão participar ao vivo dos encontros ou assistir o conteúdo gravado.


Terei acesso a outros conteúdos?
Sim, além deste percurso, a plataforma conta com mais de 300 horas de cursos, percursos, conferências e conteúdos ligados ao campo da psicanálise, desenvolvidos em parceria com analistas que são referência no Brasil e no mundo.



Quero garantir minha vaga, como funciona?
1. Assine para ter acesso ilimitado a todos os conteúdos gravados e participar de todos os encontros ao vivo.
2. Os encontros ao vivo deste percurso serão transmitidos toda última quinta-feira do mês às 18:00.
3. Além deste percurso, acesse a plataforma ou o aplicativo e assista os cursos de seu interesse. Ao concluir, receba um certificado de conclusão.




SOBRE O DOCENTE
Possui graduação em filosofia pela Universidade de São Paulo (1994), graduação em Comunicação social pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (1994), mestrado em Filosofia pela Universidade de São Paulo (1997) e doutorado em Lieux et transformations de la philosophie - Université de Paris VIII (2002). Atualmente é Professor Titular do departamento de filosofia da Universidade de São Paulo. Desenvolve pesquisas nas áreas de: epistemologia da psicanálise e da psicologia, desdobramentos da tradição dialética hegeliana na filosofia do século XX e filosofia da música. É um dos coordenadores da International Society of Psychoanalysis and Philosophy
