BACKGROUND 1.png

SOBRE O ESPECAST

A psicanálise foi criada por Sigmund Freud no fim do século XIX, desde então foi motivo de polêmica dentro e fora das ciências médicas, psicológicas, biológicas e humanas. Os conflitos psíquicos discutidos pela psicanálise não param de ser colocados na mesa de exame, mais de 100 anos depois de sua criação e prática e a teoria clínica psicanalítica ainda dá muito o que falar.


O ESPEcast foi fundado com o intuito de contribuir com o debate, a polêmica e a indagação dos fenômenos que constituem as condições, os resultados e a história da psicanálise, desde seu surgimento até suas formas de prática clínica, tanto quanto as filosofias e as outras ciências que contribuem para seu pensamento. O ESPEcast é um podcast, apresentado pelo Dr. Daniel Omar Perez, que busca indagar sobre questões cotidianas da vida psíquica e promover discussões com profissionais da área e de áreas vizinhas, sobre algumas das interpretações acerca da formação psíquica, cultura e social do ser humano.

Além de podcast, o ESPEcast conta com sua própria plataforma de transmissão em Psicanálise, Filosofia e Cultura, exclusiva para participantes de nossos percursos onlines. Saiba mais sobre a plataforma e como acessar!

SOBRE A PLATAFORMA

Nossa plataforma pode ser acessada apenas por membros dos percursos onlines do ESPEcast. A plataforma conta com centenas de conteúdos, vídeos, aulas, episódios exclusivos e ferramentas de interação entre os membros e coordenadores dos percursos. 

 

1. O QUE SÃO PERCURSOS?

Os percursos teóricos, clínicos e científicos são ciclo de encontros, ao vivo ou gravados, com psicanalistas, pesquisadores, filósofos, linguistas, médicos e profissionais da área. Os membros que se matricularem nos percursos terão acesso a plataforma por 90 dias após o final dos encontros.

Os percursos serão lançados uma vez por mês, por diferentes pesquisadores, seguindo as mais diversas temáticas ligadas a psicanálise, filosofia, cultura, linguística, saúde, literatura e educação. Os membros serão certificados por todos os percursos que concluírem. 

 

2. O QUE terei acesso na plataforma?

1. Mais de 100 horas distribuídas em aulas, conferências, percursos e episódios. Além de ter acesso a carrosséis de vídeos e conteúdos de forma estruturada e organizada, como: 

• Por onde começar a estudar psicanálise?

• Sobre a formação

• A clínica psicanalítica 

• Diálogos psicanalíticos 

2. Acesso a todos os episódios do ESPEcast, exclusivos e públicos.

3. Contato direto com os coordenadores dos programas dos percursos por meio de um fórum de discussões e grupo de whatsapp até o final dos encontros.

4. Certificados de conclusão exclusivos por percurso concluído.

BACKGROUND 1.png

INSTITUTO ESPE

simbolo (2).png

O Instituto ESPE (Instituto de Ensino Superior em Psicologia e Educação) é a mantenedora e fundadora do ESPEcast, projeto de democratização da psicanálise. 

O Instituto de Ensino Superior em Psicologia e Educação (ESPE) foi fundado em 2019, e deu início aos seus trabalhos com a Pós-graduação em Fundamentos da Psicanálise: Teoria e Clínica, que une métodos transformadores e diferenciados a docentes extremamente capacitados. Atualmente o Instituto ESPE conta com diversas especializações na área da psicanálise, com mais de 24 turmas em curso, e mais de 2000 alunos de todas as regiões do Brasil, com turmas presenciais em São Paulo (SP), Curitiba (PR), Londrina (PR), Rio de Janeiro (RJ) e Belo Horizonte (MG). 

BACKGROUND 1.png
SOBRE DANIEL_edited.png

SOBRE daniel

Apresentador oficial do ESPEcast, programa de rádio e podcast do Instituto de Ensino Superior em Psicologia e Educação (ESPE). Daniel é Psicanalista e Professor de filosofia na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), pesquisador PQ 1D no CNPQ com pesquisas sobre o sujeito e a linguagem a partir de Kant. Atualmente a pesquisa aborda a relação entre estrutura da proposição e a natureza humana (antropologia), realizou seu pós-doutorado na Michigan State University nos Estados Univdos e também na  Rheinische Friedrich-Wilhelms-Universität Bonn na Alemanha. Concluiu o doutorado em 2002  e o mestrado em 1996 ambas na Universidade Estadual de Campinas (BRASIL), Obteve o título de licenciado em filosofia em 1992 na Universidade Nacional de Rosario (ARGENTINA). Publicou artigos científicos em revistas nacionais e internacionais, livros e capítulos de livros  sobre filosofia e psicanálise.