
CURSO AO VIVO
AS ESTRUTURAS CLÍNICAS: NEUROSE, PERVERSÃO E AUTISMO
SOBRE O CURSO
O curso discute as principais estruturas clínicas da psicanálise — neurose, autismo e perversão — a partir da obra de Freud e do ensino de Lacan.
Explora o diagnóstico como processo clínico sustentado na transferência e na escuta analítica, enfatizando o manejo e a distinção das estruturas.
O curso é composto por 3 aulas ao vivo exclusivas para assinantes com Alexandre Simões, Inês Catão, Paulo Roberto Ceccarelli e outros grandes nomes da psicanálise.
Além deste curso, você terá acesso a mais dois cursos ao vivo, incluindo um com Colette Soler, aluna direta de Lacan. Você também receberá acesso anual ilimitado a todos os conteúdos do ESPEcast: são mais de 400 horas de estudos com os maiores nomes da psicanálise, além de acesso à maior comunidade de psicanálise do Brasil!
-
03/12 das 20h00 às 21h30 — A Clínica Psicanalítica dos Autismos – Inês Catão
-
09/12 das 20h00 às 21h30— A Clínica Psicanalítica das Neuroses – Alexandre Simões
-
16/12 das 20h00 às 21h30 — A Clínica Psicanalítica das Perversões – Paulo Roberto Ceccarelli

Como acessar o curso?
O acesso ao curso será realizado pela plataforma do ESPEcast, desenvolvida pelo Instituto ESPE, a maior instituição de ensino superior dedicada à pesquisa e ao ensino da psicanálise, com mais de 10 mil alunos em todos os estados do Brasil.
Benefícios extras ao virar membro
FAÇA A PARTE DO NOVEMBRO ACADÊMICO
conheça os docentes do evento
SOBRE COLETTE
Colette Soler pratica a psicanálise e a ensina em Paris. Agrégrée da Universidade em filosofia, diplomada em psicopatologia e doutora em psicologia. Foi seu encontro com o ensino e a pessoa de Jacques Lacan que a fizeram escolher a psicanálise. Foi membro da antiga Escola dissolvida por Jacques Lacan em 1980 e, após a cisão com a AMP em 1998, esteve na origem do movimento dos Fóruns do Campo Lacaniano e de sua escola Internacional de Psicanálise. É autora de Lacan, Leitor de Joyce, também publicado pela Aller Editora.


SOBRE JEAN
Professor de Psicopatologia Clinica na Universidade Côte d’Azur e psicanalista em Toulon. Ele é membro do movimento Insistance em Paris e do Corpo Freudiano Seção Rio de Janeiro. Suas pesquisas se concentram na voz e na pulsão invocante e na análise e uso dos dispositivos artísticos na clínica analítica.
SOBRE MARCELO VERAS
Psicanalista e Médico. Graduado em Medicina pela Universidade Federal da Bahia. Doutor em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Mestre em Psicanálise pela Université de Paris VIII (França). Foi Diretor da Escola Brasileira de Psicanálise e Diretor da FAPEX. Reside em Salvador (BA).

.png)
SOBRE MARCO COUTINHO
Psicanalista e Médico psiquiatra. Doutor em Comunicação e Cultura. Fundador do Corpo Freudiano Escola de Psicanálise Seção Rio de Janeiro. Membro da Sociedade Internacional de História da Psiquiatria e da Psicanálise (Paris).
SOBRE RENATA WIRHTMANN
Psicanalista;. Pós-doutorado em Psicologia pela UFRJ; Doutora em Psicologia Clínica e Cultura pela Unb; Mestre em Psicologia pela Unb. Graduada em Psicologia pela PUC Goiás.


SOBRE ALEXANDRE SIMÕES
Psicanalista; Doutorado e Mestrado em Filosofia, ambos na linha de pesquisa dedicada à Teoria Psicanalítica (UFMG); Graduado em Psicologia pela UFMG; Coordenador local da Esp. em Fundamentos da Psicanálise (BH); Coordenador geral da Esp. em Clínica Psicanalítica do Instituto ESPE
SOBRE PAULO CECCARELI
Psicanalista; Pós-doutorado e Doutorado pela Université de Paris VII - Université Denis Diderot; Professor visitante convidado pela Université de Bretagne Occidentale, Brest, França, nos cursos de Master 1 e Master 2; Chercheur Associé à l’Université Paris 7 Denis-Diderot…
.jpeg)

SOBRE INÊS CATÃO
Graduada em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1981); Pós-doutora pela Universidade Côte dAzur (Nice, França, 2010); Doutora em Psicologia Clínica e Ciências da Educação pela Universidade de Coimbra (Coimbra, Portugal, 2006); Mestre em Psicopatologia e Psicologia Clínica pelo Instituto Superior de Psicologia Aplicada (Lisboa, Portugal, 2000)




