PERCURSO ONLINE
UMA INTRODUÇÃO AO DIAGNÓSTICO PSICANALÍTICO
COM LEONARDO DE MIRANDA
Por que a hipótese diagnóstica é tão instigante para os analistas na teoria psicanalítica?
Das recomendações sobre o início do tratamento propostas por Freud em 1913, a hipótese diagnóstica é a que mais instiga os analistas a se debruçarem sobre a teoria psicanalítica. Se a plasticidade das manifestações fenomenológicas varia com o tempo e de sujeito para sujeito, há uma certa estabilidade na lógica própria de cada estrutura e isso orienta o clínico no reconhecimento e na distinção entre as estruturas subjetivas (neurose, psicose e perversão).
E o que mais ecoa como advertência das recomendações de 1913 é a importância da diferenciação entre uma neurose e uma psicose, sobretudo porque a direção do tratamento varia de acordo com cada estrutura e, no fim da linha, em não havendo essa distinção, pode-se deflagrar um surto ou adensar a transferência de modo que o tratamento fica prejudicado.
O diagnóstico, portanto, é mais do que uma medida prudencial, serve de orientação para o manejo clínico.
Conteúdo programático
O início de uma sistematização do saber clínico
Diagnóstico sindrômico e diagnóstico estrutural
As estruturas clínicas
Neurose, Psicose e Perversão
Como acessar o curso?
O acesso ao curso será realizado pela plataforma do ESPEcast, desenvolvida pelo Instituto ESPE, a maior instituição de ensino superior dedicada à pesquisa e ao ensino da psicanálise no Brasil, com mais de 3000 mil alunos em especializações e mais de 10 mil alunos em formações livres
Terei acesso a outros cursos?
Sim, além deste curso, a plataforma conta com mais de 300 horas de cursos, percursos, conferências e conteúdos ligados ao campo da psicanálise, desenvolvidos em parceria com analistas que são referência no Brasil e no mundo.
Quero garantir minha vaga, como funciona?
1. Escolha o plano de seu interesse e assine para ter acesso ilimitado a todos os conteúdos.
2. Acesse a plataforma ou o aplicativo e escolha os cursos de seu interesse.
3. Receba um certificado de conclusão para cada curso concluído.
SOBRE O DOCENTE
Professor e coordenador do curso de Pós-graduação em Psicanálise, Clínica e Cultura do Centro Universitário Celso Lisboa. Doutor e Mestre em clínica e pesquisa psicanalítica pelo Programa de Pós-graduação em Psicanálise da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Pós-graduado em Psicanálise e Saúde Mental (UERJ). Psicólogo graduado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)